Santo André promove ações do Maio Amarelo para reduzir ainda mais mortes no trânsito

  • Post author:
  • Post category:Notícias

(Reportagem Prefeitura de Santo André)

Número de óbitos por acidentes no primeiro trimestre deste ano caiu 36% em relação ao mesmo período do ano passado; iniciativas especiais de conscientização seguirão até o final do mês

Santo André, 2 de maio de 2018 – A Prefeitura de Santo André promove a partir desta semana diversas ações que integram o Maio Amarelo, movimento que visa conscientizar motoristas e pedestres sobre a importância de obedecer as regras de trânsito. O objetivo é manter a trajetória de queda nas mortes por acidentes na cidade, fruto de iniciativas adotadas pela administração ao longo de todo o ano.

Segundo dados divulgados pelo Infosiga, banco de dados do Governo de São Paulo que reúne informações sobre óbitos provocados por acidentes, o número de mortes no trânsito em Santo André caiu 36% no primeiro trimestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2017, passando de 11 para 7. Na comparação de todo o ano de 2017 com 2016, a redução nas mortes foi de 25%, passando de 60 para 45 ocorrências.

“As diversas iniciativas que adotamos visando a segurança no trânsito têm surtido efeito. As ações do Maio Amarelo ajudam a cumprir esse objetivo, que é preservar vidas e tornar Santo André uma cidade cada vez mais segura, para pedestres e motoristas”, afirmou o prefeito Paulo Serra.

O calendário do Maio Amarelo contará com atividades para motoristas, pedestres e também alunos das escolas municipais. Durante o mês haverá campanhas focadas na segurança do pedestre, nas vias de maior movimento da cidade, como por exemplo, as avenidas Dom Pedro I, Capitão Mário Toledo de Camargo, Antonio Cardoso, Pereira Barreto, Dom Pedro II, Giovanni Battista Pirelli, Prestes Maia, José Antônio de Almeida Amazonas e as ruas Carijós, Oratório, Catequese e Coronel Seabra, entre outras.

Além disso, em todos os finais de semana de maio, o público terá a oportunidade de ver em funcionamento o Espaço Vivencial de Mobilidade da Sabina, que é uma mini-cidade de Santo André utilizada para educação no trânsito.

No dia 10 de maio, o Teatro Municipal apresenta evento educativo com uma peça infantil sobre o tema, às 9h. O projeto “Trânsito na escola / jogo do trânsito”, que leva conscientização a crianças da rede municipal de ensino, chegará à Emeief (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Ayrton Senna no dia 22 e à Emeief Prof. Paulo Freire no dia 29.

Haverá ainda ações educativas com crianças sobre o tema, em parceria com a Bridgestone, na Emeief Profª. Maria Cecília Dezan Rocha, no dia 9; na Emeief Odylo Costa Filho, no dia 10; na Emeief Madre Tereza de Calcutá, no dia 11; na fábrica da Bridgestone, no dia 12 e no Parque Celso Daniel, no dia 13.

Além disso, entre 7 e 12 de maio, o Parque Regional da Criança Palhaço Estremilique (Jaçatuba) recebe alunos da rede municipal no programa “Na Pista Certa”, que transmite ao público infantil conceitos e orientações sobre segurança viária e de respeito aos pedestres. Como parte integrante das iniciativas de conscientização de trânsito, o espelho d’água do Paço Municipal será iluminado de amarelo, em referência à cor da campanha.

PAIT – Entre as várias medidas executadas pela atual administração para reduzir o número de mortes no trânsito, estão as intervenções no Plano de Ação Imediata de Trânsito (PAIT), que contempla pacote de microintervenções de baixo custo e realiza alterações no sentido de vias, abertura de acessos, repintura de sinalização horizontal, reforma e implementação de semáforos e recolocação de sinalização vertical.

Texto: Tiago Oliveira

Comentários