SANTO ANDRÉ ENTREGA 12 NOVOS ÔNIBUS

Veículos integram pacote de investimentos municipais; desde 2017, 100 veículos 0km foram colocados em circulação

Joyce Cunha
Do Diário do Grande ABC

20/09/2022 | 17:10

Atualizada às 8:32 do dia 21/09/2022

O prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), apresentou ontem 12 ônibus 0 km que atenderão três linhas municipais. Com investimento de R$ 8,4 milhões, os novos veículos integram plano de modernização de mobilidade urbana que prevê, na área do transporte público, renovação e redução da idade média da frota. Desde 2017, 100 novos ônibus foram colocados em circulação.

Os veículos entregues ontem (20) atenderão, em média, 24 mil passageiros que utilizam diariamente as linhas B 21 (Cidade São Jorge/Bairro Campestre), T 27 (Condomínio Maracanã/Estação de Santo André) e T 29 (Vila Suíça/Estação de Santo André).

As restrições de circulação de pessoas impostas durante período da pandemia, que reduziram em até 70% o número de passageiros que utilizam os quase 400 ônibus das linhas de Santo André, e os impactos disso para o município foram destacados pelo prefeito. “Isso fez com que toda a mobilidade, em especial o transporte público, fosse revista. Foram dois anos, e não de um dia para o outro. Esse período passou, mas deixou cicatrizes. O volume de passageiros não voltou a 100%. No pós-pandemia, há um esforço do Poder Público e das empresas (de transporte público) para trazer o usuário, através da revisão de itinerários, de pesquisa de origem e destino”, explicou Serra.

O chefe do Executivo destacou que os 12 novos ônibus simbolizam a busca para construir um sistema moderno na cidade, que seja referência e exemplo. “Assim como tantas outras políticas públicas de Santo André. E que volte a atrair, em especial, o trabalhador e trabalhadora, com veículos em que possam se deslocar com segurança e conforto”.

RENOVAÇÃO DA FROTA

Os 12 ônibus recém-apresentados, por meio da Viação Guaianazes, contarão com novo sistema de bilhetagem eletrônica, com dispositivo que ampliará ao usuário as formas de pagamento das passagens. O sistema, que inicialmente permanecerá em testes, permitirá, por exemplo, que o passageiro pague a viagem pelo celular, utilizando aplicativo, aproximando o aparelho ao leitor.

Os veículos contam, ainda, com ar-condicionado, suspensão a ar, USB para carregar celulares e itens de acessibilidade, entre os quais elevador para pessoas que utilizam cadeiras de rodas ou têm necessidades especiais de mobilidade. “Este investimento é um compromisso nosso com a cidade. Há menos de um ano, estávamos aqui entregando outros 16 ônibus no mesmo padrão de qualidade, com o compromisso de continuar renovando a frota”, declarou o diretor da Viação Guaianazes, Danilo Regis Fernandes Pinto.

O gerente operacional da empresa, Wagner Carvalho da Silva, explica que a incorporação de novos veículos, com tecnologias modernas, facilita o dia a dia de quem utiliza o serviço de transporte público.”Principalmente com os novos validadores de cartão. Os dispositivos anteriores faziam uma leitura mais lenta. Na linha 27, por exemplo, que é mais movimentada, os novos validadores agilizam a liberação do passageiro na catraca, o que evita filas e maior tempo de espera para embarque”, detalhou.

“Nós estamos apresentando 12 novos ônibus e toda uma nova tecnologia por trás desses equipamentos. Aqui em Santo André nós conseguimos manter a qualidade de nosso transporte público, conseguimos manter e ter excelência neste trabalho que fazemos”, avaliou o secretário de Mobilidade Urbana de Santo André, Almir Cicote.

Comentários