COMO O CADES FUNCIONA?

O cadastro e/ou recadastramento de estudante para o Passe Escolar, é feito online. É necessário que o aluno solicite seu cadastro no sistema, para que a escola consiga validar o mesmo. Cada escola será cadastrada e receberá um login e senha para avaliar o cadastro de cada um de seus estudantes.

ATENÇÃO ANTES DE GERAR O BOLETO

O BOLETO GERADO A PARTIR DE DETERMINADO PEDIDO, NÃO PAGO EM ATÉ 15 (QUINZE) DIAS CORRIDO, SERÁ AUTOMATICAMENTE DEVOLVIDO A INSTITUIÇÃO FINANCEIRA, E SEU PEDIDO GERADOR CANCELADO.

DEPOIS DE GERADO, O BOLETO DEVERÁ, OBRIGATORIAMENTE, SER QUITADO. POIS O NÃO PAGAMENTO INCIDIRÁ, AO USUÁRIO, UM VALOR ESTIPULADO PELA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA.

COMO FUNCIONA O SISTEMA?

Ao invés do estudante preencher o antigo formulário SAE, levar na escola para a direção confirmar as informações e assinar, agora, o próprio aluno deverá fazer seu cadastro/recadastramento diretamente no site www.aesanet.com.br. A escola, já cadastrada no sistema, fará analise de todos os dados informados pelo estudante. Confirmado pela escola, a AESA verificará as demais informações e enviará e-mail ao aluno com o status do seu cadastro/recadastro. Com o cadastro aprovado, no caso de alunos já cadastrados no Passe Escolar 2017, será enviado ao e-mail informado, a confirmação do cadastro e o boleto para pagamento da taxa de 05 (cinco) tarifas, o cartão será validado nas leitoras embarcadas nos ônibus e estará apto para uso no período de aula informado pela escola.

Para o caso de alunos em seu primeiro cadastro, também será enviada confirmação, no e-mail informado, solicitando seu comparecimento ao posto de atendimento da AESA para coleta de foto, biometria, pagamento da taxa de 05 (cinco) tarifas vigentes e retirada do cartão.

O cartao do estudante poderá ser feito apenas por estudantes regularmente matriculados em cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação- MEC, do Ensino Fundamental, Médio, Superior e de Suplência.

Alunos matriculados em cursos profissionalizantes e cursos técnicos reconhecidos oficialmente pelo MEC, ou ministrados pelo SENAI e SENAC, com duração mínima de 64 (sessenta e quatro) horas mensais.

Sim, pois o e-mail de confirmação/recusa de matricula e/ou boleto serão encaminhados para esse mesmo e-mail.

Sim, é obrigatório que use o mesmo email para que o cadastro não seja duplicado.

É necessário que compareça em nosso posto de atendimento para solicitar a troca de email, temos um prazo de ate 48 horas para efetivação da troca.

No Portal Cades existe um botão “ESQUECI MINHA SENHA” , clique nele que um novo email para redefinição de senha será enviado para seu endereço de email.

Não, o cadastramento dos cursos são de responsabilidade da Instituição de Ensino.

O estudante poderá acompanhar todo o andamento de sua solicitação pela aba MATRICULA no portal Cades.

Não, aguarde que recebera confirmação de cadastro ou seu boleto via e-mail após analise da AESA.

Sim, a emissão do CPF é indispensável para que seu cadastro não seja duplicado.

Sim, é necessário o preenchimento de todos os campos para seu cadastro. O não preenchimento poderá ocasionar a recusa por parte  da operadora.

O estudante poderá cadastrar até 4 linhas, desde que essas façam o percurso casa/escola.

Não, após aprovação da escola e da operadora (AESA) o estudante recebera um email de confirmação pedindo que compareça em nosso posto de atendimento (com responsável legal se menor de idade) para coleta de foto, biometria e emissão do cartão.

RG (estudante e responsável legal), CPF, COMPROVANTE DE ENDEREÇO EM NOME DO ESTUDANTE OU RESPONSÁVEL LEGAL ( EMISSÃO DE NO MAXIMO 3 MESES, SENDO ESSAS CONTAS DE CONSUMO).

Não, mesmo se os documentos forem autenticados pedimos a apresentação dos documentos originais.

O valor será equivalente a 5 vezes o valor da tarifa vigente.

Nas agências bancárias, lotéricas e redes credenciadas.

Não, o prazo para compensação bancaria é de ate 72 horas.

Não, aguarde a compensação bancaria e liberação de uso depois utilize nas linhas cadastradas.

O boleto deverá ser pago em nosso posto de atendimento, lembrando que será necessária apresentação do boleto vencido e o cartão do estudante.

Pode, compareça em nosso posto de atendimento com cartão e RG ORIGINAL. será feita uma analise para saber se a linha escolhida faz percurso casa/escola.

O primeiro cadastro deverá ser feito pelo Portal Cades, para solicitação de cota dupla, após pagamento do cadastro/recadastro, deverá comparecer em nosso posto de atendimento com ATESTADO DE MATRICULA, devidamente carimbado e assinado juntamente com o cartão.

Não, o cartão será somente utilizado para ida e volta da instituição de ensino em período de aula.

Não, o cartão estudante é de uso único e intransferível . O empréstimo dele poderá caracterizar uso indevido e apreensão do cartão.

PASSO-A-PASSO

1- ANTES DE INICIAR SUA SOLICITAÇÃO DE CADASTRO PARA O PASSE ESCOLAR, O ESTUDANTE DEVE LER ATENTAMENTE O MANUAL DO ALUNO DISPONÍVEL NO PORTAL CADES.

2- PARA O CADASTRO, O ESTUDANTE DEVE SEMPRE UTILIZAR UM E-MAIL VÁLIDO E CONHECIDO E AINDA ANOTÁ-LO PARA HIPÓTESE DE CORREÇÃO DA GRAFIA OU EVENTUAL ESQUECIMENTO.

3- O ESTUDANTE DEVE UTILIZAR SEMPRE O MESMO E-MAIL CADASTRADO, EXATAMENTE COMO FOI DIGITADO.

4- O ESTUDANTE DEVE SEMPRE ANOTAR A SUA SENHA, MAS, SE A ESQUECER, BASTA UTILIZAR O BOTÃO “ESQUECI MINHA SENHA”.

5- O ESTUDANTE NÃO DEVE UTILIZAR MAIS DE 01 (UM) CPF EM SUA SOLICITAÇÃO DE CADASTRO PARA O PASSE ESCOLAR, O USO DE CPF DIFERENTES IMPEDIRÁ A CONCLUSÃO DE SUA SOLICITAÇÃO.

6- NO CASO DOS PAIS OU RESPONSÁVEIS UTILIZAREM SEU CPF PARA O CADASTRO DE MAIS DE UM ESTUDANTE, DEVE SER UTILIZADA A OPÇÃO DE ASSOCIAÇÃO DE DEPENDENTES (BOTÃO ASSOCIAR DEPENDENTE).

7- O ESTUDANTE PODE ACOMPANHAR TODO O ANDAMENTO DE SUA SOLICITAÇÃO ATRAVÉS DA ABA “MATRÍCULA” NO PORTAL CADES.

8- O ESTUDANTE DEVE SEGUIR E AGUARDAR TODAS AS ETAPAS NECESSÁRIAS PARA O CADASTRO, O NÃO PREENCHIMENTO DE INFORMAÇÕES OU SUPRIMIR OU “PULAR” ETAPAS, SÓ TRARÁ TRANSTORNOS E DEMORA NA SOLICITAÇÃO.

9- BASICAMENTE, ESTAS SÃO AS ETAPAS NECESSÁRIAS PARA O CADASTRO AO PASSE ESCOLAR:

  • PRIMEIRO PASSO: O ALUNO DEVE CADASTRAR-SE NO PORTAL CADES. EM POUCOS MINUTOS, RECEBERÁ E-MAIL DE RETORNO DO SISTEMA COM UM LINK PARA SUA CONFIRMAÇÃO. SÓ A PARTIR DESTA CONFIRMAÇÃO O ESTUDANTE PODERÁ INICIAR O PROCEDIMENTO DE SUA SOLICITAÇÃO PARA O PASSE ESCOLAR.
  • SEGUNDO PASSO: NO PORTAL CADES, O ESTUDANTE DEVE COLOCAR SEUS DADOS PESSOAIS SOLICITADOS, COMO ENDEREÇO, LINHAS DE ÔNIBUS UTILIZADAS (APENAS NO PERCURSO CASA-ESCOLA-CASA) ETC. E DEMAIS INFORMAÇÕES REFERENTE A SEU CURSO E ESCOLA. APÓS O PREENCHIMENTO DEVE “CONFIRMAR” TODAS ESTAS INFORMAÇÕES.
  • TERCEIRO PASSO: O ESTUDANTE DEVE AGUARDAR E-MAIL DE RETORNO DE SUA ESCOLA QUE, SE CONFIRMAR TODAS AS INFORMAÇÕES FORNECIDAS PELO MESMO, ENCAMINHARÁ A SOLICITAÇÃO PARA ANÁLISE FINAL DA AESA.
  • QUARTO PASSO: O ESTUDANTE DEVE AGUARDAR E-MAIL DA AESA, COM A ANÁLISE DE SUA SOLICITAÇÃO. PARA OS CASOS APROVADOS DE RECADASTRO (QUEM JÁ POSSUÍA CADASTRO NO PASSE ESCOLAR), SERÁ ENVIADO ANEXO COM BOLETO DE TAXA. APENAS APÓS A CONSTATAÇÃO DE SEU PAGAMENTO, O CARTÃO SERÁ VALIDADO PARA USO CONFORME CALENDÁRIO ESCOLAR INFORMADO PELA ESCOLA. PARA OS CASOS APROVADOS DE CADASTRO (PRIMEIRO CADASTRO NO PASSE ESCOLAR), O CORPO DO E-MAIL CONTERÁ TODAS AS INSTRUÇÕES E ORIENTAÇÕES AO ESTUDANTE PARA SEU COMPARECIMENTO NA SEDE DA AESA PARA COLETA DE BIOMETRIA, CAPTURA DE FOTO DIGITAL E PAGAMENTO DA TAXA. 

10 – SE A SOLICITAÇÃO DE CADASTRO, EM QUALQUER DE SUAS FASES, TIVER CONSTATADA QUALQUER DIVERGÊNCIA EM SEUS DADOS OU INFORMAÇÕES FORNECIDAS, O ESTUDANTE RECEBERÁ E-MAIL COM A RESPECTIVA NEGATIVA.

  • SE O CURSO PROFISSIONALIZANTE NÃO ATINGIR A CARGA HORARIA MINIMA DE 64 HORAS MENSAIS, O CADASTRO PARA O PASSE ESCOLAR NÃO DEVERÁ SER REALIZADO. CASO CONTRÁRIO PODERÁ SER CANCELADO A QUALQUER TEMPO;
  • PARA REALIZAÇÃO DO CADASTRO SERÁ NECESSÁRIO A INSERÇÃO DO CPF DO ESTUDANTE, CASO O ESTUDANTE NÃO POSSUA CPF, O CADASTRO DEVERÁ SER REALIZADO POR UM RESPONSÁVEL LEGAL QUE POSSUA CPF (SEGUIR AS INSTRUÇÕES DO MANUAL DO ESTUDANTE);
  • AS LINHAS SELECIONADAS PARA USO, 04 (QUATRO) NO MAXIMO, QUE NÃO ATENDEREM O PERCURSO CASA->ESCOLA / ESCOLA->CASA NÃO SERÃO CONSIDERADAS NA ANALISE DO CADASTRO DO ESTUDANTE;
  • ESTUDANTES DE COTAS DUPLAS, OU SEJA QUE ESTUDAM EM 02 (DUAS) INSTITUIÇÕES DE ENSINO SIMULTANEAMENTE, DEVERÃO REALIZAR O CADASTRO DA PRIMEIRA PELO SISTEMA E DEPOIS COMPARACER NO POSTO DE ATENDIMENTO DA AESA PARA CONFIRMAÇÃO DA SEGUNDA COM TODOS OS DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS;
  • PARA PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS (DA REDE PÚBLICA DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ) O PROCESSO CONTINUA SENDO REALIZADO NO POSTO DE ATENDIMENTO DA AESA SEGUINDO AS MESMAS REGRAS;
  • CONFORME LEI Nº 7.610 DE 23 DE DEZEMBRO DE 1997, O PASSE ESCOLAR DE TARIFA REDUZIDA EM 50%, NÃO SERÁ FORNECIDO AOS PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS QUE RECEBAM VALE-TRANSPORTE OU AUXÍLIO-TRANSPORTE.
  • SENDO ASSIM, PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS, QUE NÃO RECEBAM OS BENEFÍCIOS CITADOS ACIMA, DEVERÃO TRAZER OS DOIS ÚLTIMOS HOLERITES PARA COMPRA DO PASSE ESCOLAR.
  • OBS.: NOS MESES DE RECESSO ESCOLAR ALÉM DA APRESENTAÇÃO DOS HOLERITES A INSTITUIÇÃO DE ENSINO DEVERÁ NOS ENVIAR UM OFICIO INFORMANDO OS DIAS LETIVOS NO MÊS A QUE SE REFERE.

CADES (PLATAFORMA ONLINE)

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